TRAJETÓRIA DE ELABORAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NO SISTEMA DE ENSINO DE BAURU NA PERSPECTIVA TEÓRICA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

Autores

  • Marta de Castro Alves Corrêa Secretaria Municipal da Educação de Bauru-SP

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9710

Palavras-chave:

Educação Infantil, proposta pedagógica, pedagogia histórico-crítica, teoria histórico- cultural.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar a trajetória de implantação da pedagogia histórico-crítica e teoria histórico-cultural na Educação Infantil do Sistema Municipal de Ensino de Bauru e enfatiza o processo de formulação colaborativa de uma nova proposta pedagógica ancorada na perspectiva marxista, discutindo os avanços e dificuldades encontrados na elaboração do referido documento para garantir os princípios desta concepção na orientação teórico-prática do coletivo escolar. Para tanto, foi necessário recuperar a memória do trabalho desenvolvido nesta etapa de ensino desde sua implantação no município; pois entende-se que, ao investigar as ações educativas passadas, é possível compreender o posicionamento teórico adotado para a efetivação do caráter formal que a escola da infância assume no contexto desta pedagogia. Para a organização do estudo, optamos pelo relato de experiência, por melhor adequar-se aos propósitos deste trabalho e permitir conhecer as variáveis que contribuíram para a opção pela pedagogia histórico-crítica e teoria histórico-cultural como unidade teórica privilegiada para o ensino da criança de zero a cinco anos.

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Biografia do Autor

Marta de Castro Alves Corrêa, Secretaria Municipal da Educação de Bauru-SP

Graduada em Pedagogia com Complementação em Administração e Supervisão Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Especialista em Gestão Escolar. Atua no Departamento de Educação Infantil na Supervisão das Escolas Conveniadas e Particulares da Secretaria Municipal da Educação de Bauru-SP.E-mail: martacoarrea@bauru.sp.gov.br. 

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Publicado

2013-01-01

Como Citar

Corrêa, M. de C. A. (2013). TRAJETÓRIA DE ELABORAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NO SISTEMA DE ENSINO DE BAURU NA PERSPECTIVA TEÓRICA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 5(2), 190–202. https://doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9710