Sobre a Revista

Foco e Escopo

Pontodeacesso é uma publicação quadrimestral vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) do Instituto de Ciência da informação (ICI), da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Seu objetivo é tornar acessíveis, livre e gratuitamente trabalhos acadêmicos de pesquisadores nacionais e estrangeiros da comunidade científica, focados em temas no campo de estudos da Informação, entre eles: Gestão da Informação e do Conhecimento; Inteligência Competitiva; Letramento Informacional; Produção, Tratamento e Difusão da Informação e do Conhecimento; Sistemas e Redes de Informação; Políticas e Estratégias de Informação; Teorias da Informação; Biblioteconomia; Arquivologia; Bancos de Dados; Comunicação da Informação Científica; Propriedade Intelectual; Tecnologias da Informação; Sociedade da Informação e do Conhecimento; Economia da Informação; Informação, Poder, Democracia e Cidadania; Periódicos Científicos; Imagem e Processo de Geração de Conhecimento; Linguagem Subliminar e Geração de Conhecimento; e outros a estes correlatos. Além de artigos, debates e entrevistas, publica resenhas de publicações, de softwares e de modelos de gestão de informação e conhecimento.

Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista conta com um grupo de avaliadores de alto nível, aos quais os originais serão submetidos, sem identificação de autoria. O processo de seleção envolve a submissão dos trabalhos a pelo menos dois avaliadores. Será feito por via eletrônica, iniciando-se com o parecer de um dos membros do Conselho Editorial, que reconhecerá ou não o artigo como dentro do escopo da revista. A PontodeAcesso entende que tem o dever de agir na suspeita ou alegação de má conduta identificada, abrangendo tanto as submissões quanto os artigos já publicados.

Política de Acesso Livre

PontodeAcesso oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter um artigo, o(a) autor(a) se reconhece como detentor(a) do direito autoral sobre ele e autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso.

Histórico

O primeiro número de PontodeAcesso foi publicado em 06 de junho de 2007, durante a realização do VII Cinform – Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa da Informação, evento anual promovido pelo Instituto de Ciência da Informação da UFBA. O conteúdo deste número trouxe os textos das exposições de painelistas convidados.
A publicação de uma revista eletrônica do ICI visou preencher um espaço da comunicação científica no Estado da Bahia, onde sempre se reivindicou a criação de um veículo de divulgação acadêmica voltado para o campo da Informação. É, portanto, uma conquista do Instituto, que, nos últimos dez anos, tem feito avançar o ensino e a pesquisa no campo da Informação.
Para a concepção desta publicação utilizou-se a tecnologia do SEER (Sistema de Editoração Eletrônico de Revistas), customizado pelo IBICT, que proporciona agilidade do processo editorial e atinge mais rapidamente o público-alvo.