METADADOS E REPOSITÓRIOS INSTITUCIONAIS: UMA RELAÇÃO INDISSOCIÁVEL PARA A QUALIDADE DA RECUPERAÇÃO E VISIBILIDADE DA INFORMAÇÃO

Autores

  • Caterina Groposo Pavão Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Janise Borges da Costa Universidade Federal do Rio Grande do Sul,
  • Manuela Klanovicz Ferreira Universidade Federal do Rio Grande do Sul,
  • Zaida Horowitz Universidade Federal do Rio Grande do Sul,

Palavras-chave:

Metadados. Repositórios institucionais. DSpace. Dublin Core. Visibilidade.

Resumo

Os metadados são usados para definir permissões, direitos de acesso, compartilhamento, reutilização, redistribuição e políticas, bem como os requisitos técnicos para visualização, acesso ou preservação de objetos digitalizados ou natos digitais. Este trabalho aborda questões teóricas sobre esquemas de metadados adotados em repositórios, permitindo manter a qualidade, completeza e consistência de seus dados. Apresenta os elementos Dublin Core (DC) utilizados no Lume, repositório digital da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e a origem do seu preenchimento no formato SABi, baseado no MARC 21, utilizado na descrição da produção intelectual da Universidade na base SABi, Sistema de Automação de Bibliotecas da UFRGS. O esquema de metadados adotado tem o intuito de descrever os objetos digitais de forma mais acurada, priorizando as características intrínsecas dos tipos de documento, fornecendo pontos de acesso mais precisos ao usuário final e, consequentemente, aprimorando o processo de descoberta. Apresenta a tabela de conversão SABi/DC que permite povoar o Lume de forma ágil, promovendo sua consistência e uniformidade, evitando o retrabalho e duplicação de esforços. Conclui-se que metadados projetados de maneira cuidadosa resultará na boa gestão da informação a curto e longo prazos. A completeza e consistência possibilitam usá-los em um número quase infinito de novos materiais, interoperar com outros repositórios ou provedores de serviços e para mineração de dados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caterina Groposo Pavão, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bibliotecária, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

Janise Borges da Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul,

Bibliotecária, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Manuela Klanovicz Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul,

Analista de sistemas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Centro de Processamento de Dados, Porto Alegre, RS, Brasil.

Zaida Horowitz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul,

Analista de sistemas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Centro de Processamento de Dados, Porto Alegre, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-12-31

Como Citar

Pavão, C. G., da Costa, J. B., Ferreira, M. K., & Horowitz, Z. (2015). METADADOS E REPOSITÓRIOS INSTITUCIONAIS: UMA RELAÇÃO INDISSOCIÁVEL PARA A QUALIDADE DA RECUPERAÇÃO E VISIBILIDADE DA INFORMAÇÃO. PontodeAcesso, 9(3), 103–116. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/15163