OBSERVATÓRIO DA PRODUÇÃO EM INCLUSÃO DIGITAL: EM FOCO A ABORDAGEM COGNITIVA NO PORTAL DE PERIÓDICO DA CAPES

Autores

  • Barbara Coelho Neves PPGCI-UFBA
  • José Carlos Sales Santos ADM-UFBA
  • Robélia Velame ICI-UFBA

Palavras-chave:

Inclusão digital. Abordagem cognitive. Produção científica. Infometria.

Resumo

Este artigo é fruto da primeira parte de um estudo sobre produção científica em inclusão digital no Brasil de 1997 a 2007 com enfoque na perspectiva cognitiva. Para este artigo, recortou-se o período que compreende 2002 a 2006, procurando responder o seguinte problema: quais as regiões que mais publicam artigos científicos sobre inclusão digital abordando uma perspectiva cognitiva na área de Ciência da Informação? O foco da pesquisa visa o levantamento de todos os artigos publicados (na íntegra) em formato digital, de acesso on-line recuperados no Portal de Periódicos CAPES. O estudo teve como objetivo principal mapear os artigos de inclusão digital com abordagem cognitiva e como objetivos específicos: verificar o vínculo acadêmico do autor e enquadrá-lo em uma região; quantificar os artigos que abordam a inclusão digital com perspectiva cognitiva; quantificar os autores que mais produzem dentro desta perspectiva e os idiomas dominantes. Para tanto, foi aplicado o método de infometria. Sendo esta uma pesquisa de caráter exploratório, com abordagem quantitativa, visou também levantar aspectos qualitativos. Podem ser apontados como resultados: incidências quanto ao grau de instrução e abordagem utilizada (doutores 66,7%=cognitiva); incidências quanto à região (Sudeste 66,7%=cognitiva) e incidências quanto à qualidade da publicação (Qualis ‘A’ nacional 16,7% = cognitiva).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Barbara Coelho Neves, PPGCI-UFBA

Mestranda em Ciência da Informação na linha de pesquisa em Informação e Contextos Socioeconômicos. Especialista em Gestão da Comunicação Organizacional. Pesquisadora do GEPENCI e LABMUNDO.

José Carlos Sales Santos, ADM-UFBA

Pós-graduado em Gestão da Comunicação Organizacional Integrada. Coordenador do Núcleo de Apoio à Pesquisa e Publicações - NAPP.

Robélia Velame, ICI-UFBA

Bibliotecária.

Downloads

Publicado

2008-12-09

Como Citar

Neves, B. C., Santos, J. C. S., & Velame, R. (2008). OBSERVATÓRIO DA PRODUÇÃO EM INCLUSÃO DIGITAL: EM FOCO A ABORDAGEM COGNITIVA NO PORTAL DE PERIÓDICO DA CAPES. PontodeAcesso, 2(3), 73–92. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/3214

Edição

Seção

Artigos