A era da gestão eletrônica de documentos: o uso de hipertexto na recuperção da informação em arquivos

Autores

  • Carlos Eugênio Silva Neto Universidade Federal da Paraíba
  • João Wandemberg Gonçalves Maciel Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Hipertexto, Recuperação da Informação, Arquivo Jurídico, Informação

Resumo

Apresenta um protótipo de recuperação de informações eletrônicas – feito a partir do uso de sistemas de hipertextos, em ambientes arquivísticos jurídicos. A hipótese levantada é a de que o hipertexto potencializa a recuperação da informação em arquivos, de onde há de necessitar de abordagens teóricas metodológicas que compreendam a complexidade da organização documental para proporcionar o acesso otimizado a informação registrada em ambientes virtuais. Discute o hipertexto no processo de representação e de recuperação da informação em arquivos jurídicos, uma vez que quando usa o hipertexto o usuário tem a oportunidade de ampliar as ocasiões de produção de sentido e enriquecer sua leitura. Assim, o tipo de pesquisa utilizada pelo presente trabalho, tem o caráter exploratório, insere-se em um campo teórico, mas acenando para um futuro experimento e tem como abordagem o método qualitativo. Palavras-chave: Hipertexto. Recuperação da Informação. Arquivo Jurídico. Informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Eugênio Silva Neto, Universidade Federal da Paraíba

A

João Wandemberg Gonçalves Maciel, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Letras e professor do Departamento de Ciências Sociais da UFPB – Campus IV. Líder do Grupo de Estudos sobre Hipertexto, Arquivos Eletrônicos e Tecnologias Educacionais – GEHAETE / CNPq.

Downloads

Publicado

2012-06-01

Como Citar

Silva Neto, C. E., & Gonçalves Maciel, J. W. (2012). A era da gestão eletrônica de documentos: o uso de hipertexto na recuperção da informação em arquivos. PontodeAcesso, 6(1), 49–74. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/4541

Edição

Seção

Artigos