HUMANO INUMANO PÓS-HUMANO: o homem na, da e para a Ciência da Informação

Autores

  • Gustavo Silva Saldanha Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Ciência & Tecnologia, Educação & Cultura, Ciência da Informação, Filosofia da Informação, Humanismo

Resumo

Fruto de investigações em torno da filosofia e da epistemologia da organização dos saberes, o trabalho discute o conceito de “homem” que é desenvolvido no debate contemporâneo e suas implicações no pensamento da Ciência da Informação. A análise toma como ponto de reflexão a dicotomia aparente colocada entre os domínios da Cultura & Educação e Ciência & Tecnologia. Para a reflexão filosófica, recorre-se às abordagens ocorrentes sobre a noção de “humanismo”, procurando atentar para a importância desta discussão no campo informacional. As principais vozes aqui trabalhadas são aquelas oriundas do pensamento dos filósofos Habermas, Heidegger e Lyotard. De cunho reflexivo, o texto realiza incursões na forma como estes pensadores abordaram a ideia de humano, que conduziria a uma filosofia própria, o humanismo. Nosso horizonte final é o pensamento de Habermas e sua caracterização do humanismo diante das transformações tecnológicas, no intuito de propor outras direções no debate ético sobre a constituição do “homem” na, da e para a Ciência da Informação. Para o empreendimento proposto, duas são as arenas filosóficas que merecem uma visitação obrigatória: a filosofia da natureza e a filosofia da tecnologia. O desgaste destas levaria, hoje, à filosofia da linguagem como guia para a construção do “humano” que se estabelece no pensamento em Ciência da Informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Silva Saldanha, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Bacharel em Biblioteconomia pela UFMG; Especialista em Filosofia Medieval pela Faculdade São Bento (FSB/RJ); mestre em Ciência da Informação pela UFMG; Doutor em Ciência da Informação pelo IBICT-UFRJ.

Downloads

Publicado

2013-01-16

Como Citar

Saldanha, G. S. (2013). HUMANO INUMANO PÓS-HUMANO: o homem na, da e para a Ciência da Informação. PontodeAcesso, 6(3), 87–107. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/6148

Edição

Seção

Artigos