A representação Documentária no Processo de Indexação com o Modelo de Leitura Documentária para Textos Científicos e Livros: uma abordagem cognitiva com protocolo verbal.

Autores

  • Mariângela Spotti Lopes Fujita Universidade Estadual Paulista – UNESP – Campus de Marília. Departamento de Ciência da Inf

Palavras-chave:

Modelo de Leitura Documentária, Indexação, Protocolo Verbal

Resumo

A representação documentária na indexação realiza-se na análise de assuntos para a determinação da tematicidade intrínseca e extrínseca e depois na etapa de tradução com uso de uma linguagem documentária. A representação por conceitos realizada para a determinação da tematicidade intrínseca durante a análise de assuntos é demonstrada pelo Modelo de Leitura documentária para a indexação de textos científicos e de livros. Para tanto, realizou-se uma investigação sobre leitura documentária de catalogadores para indexação de livros em bibliotecas universitárias. A aplicação da técnica introspectiva de Protocolo Verbal Individual com catalogadores de uma amostra de nove bibliotecas universitárias propiciou a análise de procedimentos de catalogação de assuntos que permitiram verificar as partes da estrutura textual do livro exploradas bem como a localização dos termos identificados e selecionados. Os resultados obtidos proporcionaram a adaptação do Modelo de Leitura Documentária para indexação de livros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariângela Spotti Lopes Fujita, Universidade Estadual Paulista – UNESP – Campus de Marília. Departamento de Ciência da Inf

Professora Titular - Universidade Estadual Paulista – UNESP – Campus de Marília. Departamento de Ciência da Informação

Downloads

Publicado

2013-05-16

Como Citar

Fujita, M. S. L. (2013). A representação Documentária no Processo de Indexação com o Modelo de Leitura Documentária para Textos Científicos e Livros: uma abordagem cognitiva com protocolo verbal. PontodeAcesso, 7(1), 42–66. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/8135

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)