Periódicus lança chamada de textos para dossiê do seu quarto número

2015-07-17

A Revista Periódicus lança chamada para o dossiê e sessão livre do seu quarto número, que deve ser lançado no final de 2015. Intitulado Guerrilha de linguagem: re(ex)sistência cultural e subversão dos regimes de poder, o dossiê será organizado pelos professores Carlos Henrique Lucas Lima (UFOB) e Anselmo Peres Alós (UFSM) - (leia chamada abaixo).

Os textos deverão ser enviados exclusivamente para o e-mail revistaperiodicus@ufba.br até dia 16 de outubro, dentro das normas disponíveis no site da revista. A sessão livre recebe submissões em fluxo contínuo.

O terceiro número, com dossiê sobre Judith Butler, será lançado no II Seminário Internacional Desfazendo Gênero, a ser realizado de 4 a 7 de setembro de 2015, em Salvador. Butler fará a conferência de abertura do evento.


Dossiê: “Guerrilha de linguagem: re(ex)sistência cultural e subversão dos regimes de poder”

A linguagem, em sentido amplo, tem sido, sobretudo desde a década de 1960, uma importante ferramenta cultural utilizada por grupos pertencentes a minorias identitárias em projetos de resistência (e, porque não dizer, reexistência). Fundamental para a produção teórica feminista, as ideias de Monique Wittig, por exemplo, buscaram o solapamento da ordem cultural dominante e a instalação de outra forma de leitura das relações sociais entre homens e mulheres, straights e lésbicas. Verdade é que a linguagem foi, muitas vezes, fetichizada, quer dizer, tratada como o “Santo Graal”, como a solução última para os problemas em torno da representação, das subalternidades e dos regimes de poder. Para Judith Butler, não apenas o gênero e o sexo são performativos, isto é, produzidos por atos repetitivos de linguagem, mas tudo o que - e o “há” aqui posto já trai a noção de performatividade da linguagem ao exigir uma essência anterior) - não apenas os sentidos das coisas, mas também as materialidades que habitam o mundo.  Compreender o central papel que ocupa a linguagem é imprescindível, se quisermos não apenas solapar a ordem cultural, sexual e política dominantes  como ainda instalar, no centro dos sentidos, uma outra ética e uma outra estética.  Encoraja-se o envio de artigos, ensaios e outros gêneros textuais que coloquem em xeque as normatizações por meio da análise de filmes, da literatura, da publicidade, de canções, entre outros artefatos culturais.

 

Prazo para o envio dos manuscritos: 16/10/2015

Organizadores:

Prof. Doutorando Carlos Henrique Lucas Lima (UFOB)

Prof. Dr. Anselmo Peres Alós (UFSM).