Análise da economia baiana em 2011 à luz da Matriz de Insumo-Produto

Autores

  • Marcos Falcão Gonçalves UFV
  • Mateus Carvalho Reis Neves UFV
  • Marcelo José Braga UFV

DOI:

https://doi.org/10.9771/1516-9022rene.v8i2.15348

Resumo

Objetiva-se, com este trabalho, examinar a economia do estado da Bahia à luz da metodologia do modelo de insumo-produto, com base na estrutura econômica de 2011. Especificamente, espera-se: i) identificar e analisar os setores chave da economia baiana no período citado; e ii) verificar a magnitude do impacto de um possível choque na demanda de cada um dos 111 setores/atividades analisados da economia do estado. A metodologia utilizada ao longo deste artigo está baseada na Matriz Insumo-Produto, avaliada por meio dos encadeamentos produ- tivos entre as atividades e dos seus setores-chave, especificamente, pelos Índices de Rasmussen-Hirschman, Campos de Influência e Índices Puros de Ligação, além dos Multiplicadores da Produção, do Emprego e da Renda. Os resultados destacam a importância de setores/atividades petroquímicas e necessidade de melhor estrutura para as demais cadeiras produtivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Falcão Gonçalves, UFV

Doutorando em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV); Economista do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (BNB/ETENE).

Mateus Carvalho Reis Neves, UFV

Doutorando em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Marcelo José Braga, UFV

Pós-Doutor na University of California at Davis (UCD), Estados Unidos; Professor Associado da UFV.

Downloads

Publicado

2014-01-08

Como Citar

Gonçalves, M. F., Neves, M. C. R., & Braga, M. J. (2014). Análise da economia baiana em 2011 à luz da Matriz de Insumo-Produto. Nexos Econômicos, 8(2), 37–60. https://doi.org/10.9771/1516-9022rene.v8i2.15348

Edição

Seção

Artigos