Contribuições à Crítica do Individualismo Metodológico da Economia

Autores

  • Fernando Vinicius Chafim UNICAMP
  • Conrado Krivochein UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/1516-9022rene.v5i2.6768

Resumo

Pode-se dizer que o individualismo metodológico é um dos temas mais antigos e polêmicos na história do pensamento econômico. Isso se deve ao seu amplo uso na Teoria Econômica, tanto pelos seus defensores, quanto pelos seus críticos. As dificuldades sobre o assunto iniciam-se no próprio significado do conceito e sobre suas consequências às ciências sociais, em especial à Economia. Neste debate, o problema da regressão infinita destaca-se como uma crítica relevante ao individualismo metodológico, objetivando estabelecer seus problemas na prática. No entanto, uma análise mais profunda das justificativas e dos pressupostos do conceito pode encontrar ligações úteis do termo e seu problema com as dimensões epistemológicas e ontológicas. Por conta disso, procura-se neste artigo expor que tal crítica é constituída devido às debilidades ontológicas do princípio individualista e, dessa forma, podemos tornar a crítica ao individualismo metodológico mais potente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Vinicius Chafim, UNICAMP

Mestrando em Economia pela UNICAMP e formado em Ciências Econômicas pela Universidade
Federal da Fluminense (UFF).

Conrado Krivochein, UFBA

Mestrando em Economia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Fluminense (UFF).

Downloads

Publicado

2011-12-17

Como Citar

Chafim, F. V., & Krivochein, C. (2011). Contribuições à Crítica do Individualismo Metodológico da Economia. Nexos Econômicos, 5(2), 35–58. https://doi.org/10.9771/1516-9022rene.v5i2.6768

Edição

Seção

Artigos