Escolha e Decisão em Situação de Incerteza e Risco

Autores

  • Wilson Ferreira Menezes UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/1516-9022rene.v5i2.6769

Resumo

As condições lógicas para as escolhas individuais normalmente são analisadas em um ambiente de raridade com informação perfeita, em que os agentes buscam maximizar suas funções de satisfação levando em conta suas restrições. No entanto, a incerteza e o risco encontram-se presentes em todos os aspectos cotidianos da vida, de maneira que o estudo desses aspectos devem permitir que as decisões sejam tomadas de maneira mais realística. O trabalho inicialmente analisa vários critérios para uma escolha e decisão com racionalidade; em seguida a teoria da utilidade esperada de von Neumann e Morgenstern é apresentada, bem como seus principais paradoxos. As teorias das perspectivas e das probabilidades não aditivas abrem novos campos de investigação nesse ambiente de incerteza e risco. Algumas considerações dessas teorias são incorporadas ao texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilson Ferreira Menezes, UFBA

É doutor em Programação para o desenvolvimento pela Universidade de Paris I, é professor associado do Curso de Mestrado em Economia da Universidade Federal Bahia.

Downloads

Publicado

2011-12-17

Como Citar

Menezes, W. F. (2011). Escolha e Decisão em Situação de Incerteza e Risco. Nexos Econômicos, 5(2), 59–106. https://doi.org/10.9771/1516-9022rene.v5i2.6769

Edição

Seção

Artigos