Determinantes dos Rendimentos no Mercado de Trabalho Nacional: Uma Comparação Entre os Gêneros e Entre as Regiões Metropolitanas de Belo Horizonte e Salvador

Autores

  • Jader Fernandes Cirino UFV
  • João Eustáquio Lima UFV

DOI:

https://doi.org/10.9771/1516-9022rene.v5i2.6770

Resumo

Com base na Teoria do Capital Humano, foram analisados os determinantes do rendimento nos mercados de trabalho nacional e das Regiões Metropolitanas de Belo Horizonte (RMBH) e Salvador (RMS), a partir dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2006. Todas as variáveis incluídas na análise foram significativas, indicando que a educação, a idade, a raça, a posição na ocupação, os setores de atividade e o tipo de ocupação do trabalhador, além das grandes regiões, para o caso do Brasil, foram importantes para explicar o rendimento do trabalho. O presente trabalho propôs-se também a comparar tais determinantes entre os gêneros e entre a RMBH e a RMS. Para a primeira comparação, observou-se maior retorno do trabalho para os homens, em relação às mulheres, tanto com relação às variáveis de escolaridade quanto de idade, suscitando certa discriminação contras as trabalhadoras. Já para a segunda comparação, verificou-se que os impactos da escolaridade e da idade sobre o rendimento dos trabalhadores foram maiores na RMBH frente aos observados na RMS, resultado do maior dinamismo econômico do primeiro mercado perante o segundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jader Fernandes Cirino, UFV

É doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), é professor adjunto do Departamento de Economia da UFV.

João Eustáquio Lima, UFV

É doutor em Economia Rural pela Michigan State University, Estados Unidos, é professor titular do Departamento de Economia Rural da UFV.

Downloads

Publicado

2011-12-17

Como Citar

Cirino, J. F., & Lima, J. E. (2011). Determinantes dos Rendimentos no Mercado de Trabalho Nacional: Uma Comparação Entre os Gêneros e Entre as Regiões Metropolitanas de Belo Horizonte e Salvador. Nexos Econômicos, 5(2), 107–136. https://doi.org/10.9771/1516-9022rene.v5i2.6770

Edição

Seção

Artigos