Comercialização de Produtos Agropecuários Em Alagoas: Um Estudo de Margens de Comercialização e Transmissão de Preços

Autores

  • José Jeferson da Conceição Silva UFAL
  • André Maia Gomes Lages UFAL

DOI:

https://doi.org/10.9771/1516-9022rene.v5i2.6772

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar os resultados empíricos de margens de comercialização e transmissão de preços de alguns produtos agropecuários em algumas feiras do Estado de Alagoas. Utilizou-se nesse trabalho dois produtos agropecuários: o alface crespo e a macaxeira (aipim). Procurou-se diferenciar a comercialização nas diversas feiras de diferentes regiões, dividindo-as em capital (Maceió e Rio Largo) e interior (Pão de Açúcar e União dos Palmares). O modelo revela que, na transmissão de preço dos dois produtos analisados, existe uma maior dificuldade de se repassar o preço do produtor para os varejistas, na capital em relação ao interior. Provavelmente, isso indica que o canal de comercialização, mais curto no interior, tenha influência nesse resultado, pois nesse caso existe a maior participação do produtor direto no processo de comercialização. Por outro lado, a maior perecibilidade do alface também tem influência, de forma significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Jeferson da Conceição Silva, UFAL

Mestrando em Economia pela Universidade Federal da Alagoas.

André Maia Gomes Lages, UFAL

É doutor em Economia da Indústria e da Tecnologia pelo IE/UFRJ. Professor do mestrado em Economia Aplicada da Universidade Federal da Alagoas.

Downloads

Publicado

2011-12-17

Como Citar

Silva, J. J. da C., & Lages, A. M. G. (2011). Comercialização de Produtos Agropecuários Em Alagoas: Um Estudo de Margens de Comercialização e Transmissão de Preços. Nexos Econômicos, 5(2), 157–176. https://doi.org/10.9771/1516-9022rene.v5i2.6772

Edição

Seção

Artigos