Emprego e Trabalho do Pós-Segunda Guerra à Crise Deflagrada pela Falência do Subprime

Autores

  • Fernando Augusto Mansor de Mattos UFF

DOI:

https://doi.org/10.9771/1516-9022rene.v6i1.7952

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir como as mudanças ocorridas na ordem econômica internacional, desde 1945, afetaram o comportamento dos mercados de trabalho dos países desenvolvidos. A literatura sobre o tema registra, basicamente, dois períodos históricos com características bastante distintas. Em um primeiro período, dos 25 anos posteriores ao final da Segunda Guerra Mundial, o pleno emprego foi colocado como o principal objetivo da política econômica elaborada nos países capitalistas. Esse período foi marcado pelo cenário da Guerra Fria e da constituição dos Estados de Bem-Estar Social, sob um ambiente financeiro internacional delimitado pelas regras que haviam sido definidas em Bretton Woods. Um segundo período tem início em meados dos anos 1970, consolidando- -se a partir dos anos 1980, quando passa a ocorrer um processo de desre- gulamentação da ordem econômico-financeira internacional que havia sido elaborada no pós-segunda guerra, em ambiente marcado pela crescente adoção de medidas de política econômica de cunho neoliberal na maioria dos países. Nesse contexto, também os mercados de trabalho sofreram um processo de desregulamentação, que resultou em um movimento geral de crescente degradação do Trabalho em suas mais diversas dimensões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Augusto Mansor de Mattos, UFF

Professor e pesquisador da Faculdade de Economia da UFF (Universidade Federal Fluminense). Mestre e doutor em Economia pelo Instituto de Economia da UNICAMP.

Downloads

Publicado

2012-05-02

Como Citar

Mattos, F. A. M. de. (2012). Emprego e Trabalho do Pós-Segunda Guerra à Crise Deflagrada pela Falência do Subprime. Nexos Econômicos, 6(1), 59–82. https://doi.org/10.9771/1516-9022rene.v6i1.7952

Edição

Seção

Artigos