Inserção e rendimento dos jovens no mercado de trabalho do ceará

Autores

  • John Leno Castro Santos Universidade Federal de Viçosa
  • Lindomar Pegorini Daniel Universidade Federal de Viçosa
  • João Eustáquio Lima Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.9771/1516-9022rene.v7i2.8785

Resumo

O Presente artigo fez uma análise do impacto que características pessoais, familiares e geográficas causam na participação e determinação dos rendimentos dos jovens no mercado de trabalho no Ceará, utilizando os microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) de 2011. A metodologia consiste na estimação da equação de seleção amostral de Heckman para evitar problemas relacionados ao truncamento ocasional da amostra. O procedimento consiste na estimação de duas funções, uma de seleção amostral (probit) para explicar a inserção do jovem no mercado de trabalho e outra função de rendimentos adaptada de Mincer (1974), para identificar fatores que determinam a renda do jovem. Os resultados revelam que fatores como escolaridade, idade, gênero e localização afetam tanto a decisão de trabalhar como o rendimento do jovem cearense. Ademais, fatores como posição de pessoa de referência, recebimento de renda que não seja proveniente do trabalho e características da família mostraram-se significativas para explanar a participação do jovem na força de trabalho. Quanto aos rendimentos, observou-se que apesar dos homens auferirem, em média, renda superior às mulheres, essa diferença tende a ser mitigada conforme aumenta o nível médio de escolaridade, pois o retorno desta para as mulheres mostrou-se maior comparado aos homens. Alternativas para a mitigação dessa discrepância entre rendimentos estariam no investimento em programas de qualificação pessoal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

John Leno Castro Santos, Universidade Federal de Viçosa

Doutorando do programa de pós-graduação em Economia Aplicada da Universidade Federal de Viçosa – PPGE/DEE. Bolsista CAPES, desenvolvendo atividades de monitoria. Mestrado em Economia pela Universidade Federal de Viçosa. Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz.

Lindomar Pegorini Daniel, Universidade Federal de Viçosa

Doutorando do programa de pós-graduação em Economia Aplicada da Universidade Federal de Viçosa – PPGE/DEE. Bolsista FAPEMIG, desenvolvendo atividades de monitoria. Mestrado em Economia pela Universidade Federal de Viçosa. Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Mato Grosso.

João Eustáquio Lima, Universidade Federal de Viçosa

Possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1969), Mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1971), Mestrado em Economia - Michigan State University (1975) e Doutorado em Economia Rural - Michigan State University (1977). Atualmente é Professor Titular no Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Economia e Economia Rural com ênfase em Métodos Quantitativos e Econometria.

Downloads

Publicado

2013-05-22

Como Citar

Santos, J. L. C., Daniel, L. P., & Lima, J. E. (2013). Inserção e rendimento dos jovens no mercado de trabalho do ceará. Nexos Econômicos, 7(2), 27–50. https://doi.org/10.9771/1516-9022rene.v7i2.8785

Edição

Seção

Artigos