Quais os fatores são determinantes para reduzir a desigualdade em um ambiente de crescimento econômico e menos pobreza?

Autores

  • Daniel Cirilo Suliano IPECE
  • Vitor Hugo Miro IPECE/UFC, Campus Sobral
  • Jimmy Lima Oliveira IPECE

DOI:

https://doi.org/10.9771/1516-9022rene.v7i2.9224

Resumo

Desde o surgimento e disponibilidade das bases de dados de pesquisas domiciliares no Brasil, e em particular a base de dados da PNAD do IBGE, é fato que a primeira década do século XXI representou um processo de contínua e acelerada queda da desigualdade de renda no Brasil. Neste trabalho procurou-se identificar e quantificar quais os principais determinantes para a redução da desigualdade na última década no estado do Ceará, estado caracterizado como uma das principais forças econômicas da região Nordeste, e sendo esta também tradicionalmente caracterizada como detentora de um dos piores indicadores sociais do país. Fazendo-se uso de simulações contrafactuais considerou-se o período 2003-2009 - período de acentuado crescimento econômico e caracterizado também por ganhos substancialmente maiores em favor dos mais pobres na economia cearense. Os resultados mostram que apesar da renda não derivada do trabalho representar apenas 1/3 da renda total, cerca de 48% do declínio da desigualdade é explicada por ela. Importante também destacar o papel da melhoria no capital humano que forma a força de trabalho assim como os fatores demográficos como mecanismo na redução da desigualdade no Ceará.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Cirilo Suliano, IPECE

Analista de Políticas Públicas do Instituto de Pesquisa e Estratégia Ecônomica do Ceará. Doutor em Economia (CAEN/UFC).

Vitor Hugo Miro, IPECE/UFC, Campus Sobral

Professor da Universidade Federal do Ceará, Campus Sobral. Analista de Políticas Públicas do Instituto de Pesquisa e Estratégia Ecônomica do Ceará. Doutorando em Economia (CAEN/UFC).

Jimmy Lima Oliveira, IPECE

Analista de Políticas Públicas do Instituto de Pesquisa e Estratégia Ecônomica do Ceará. Doutor em Economia (CAEN/UFC).

Downloads

Publicado

2013-05-22

Como Citar

Suliano, D. C., Miro, V. H., & Oliveira, J. L. (2013). Quais os fatores são determinantes para reduzir a desigualdade em um ambiente de crescimento econômico e menos pobreza?. Nexos Econômicos, 7(2), 149–179. https://doi.org/10.9771/1516-9022rene.v7i2.9224

Edição

Seção

Artigos