Políticas Públicas de Combate à Criminalidade no Espírito Santo: situação atual e perspectivas de mudanças

Autores

  • André Luiz Greve Pereira ANAC
  • Robson Antonio Grassi UFES

DOI:

https://doi.org/10.9771/1516-9022rene.v6i2.9249

Resumo

Este artigo procura analisar a situação da criminalidade no Espírito San- to e a forma como ela tem sido combatida nos últimos anos. Observou-se que, ao mesmo tempo em que o Estado não tem razões estruturais para ter o segundo maior índice de homicídios do país, ele vem apresentando certa dificuldade na implementação de políticas públicas de segurança que reduzam a criminalidade violenta. Este artigo analisa detalhadamente a implementação do Plano de Enfrentamento da Violência em 2009, e mostra como as dificuldades enfrentadas por este plano exemplificam os diversos problemas enfrentados pela Secretaria de Segurança Pública para diminuir a criminalidade no Espírito Santo. Conclui-se que o Estado tem muito a melhorar nesta área, principalmente em termos institucionais, para conseguir reduzir seus índices de homicídios, como São Paulo e Rio de Janeiro fizeram recentemente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luiz Greve Pereira, ANAC

Mestre em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Especialista em Regulação de Aviação Civil na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Robson Antonio Grassi, UFES

Doutor em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ) e Professor Adjunto do Departamento de Economia e do Mestrado em Economia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Downloads

Publicado

2012-01-29

Como Citar

Pereira, A. L. G., & Grassi, R. A. (2012). Políticas Públicas de Combate à Criminalidade no Espírito Santo: situação atual e perspectivas de mudanças. Nexos Econômicos, 6(2), 75–94. https://doi.org/10.9771/1516-9022rene.v6i2.9249

Edição

Seção

Artigos