<b>Mudanças na imagem corporal de bailarinas que vivenciaram o método BPI</b> <br>[Graziela E. F. Rodrigues, M. da Consolação G. C. F. Tavares]

Autores

  • Teatro & Dança Repertório UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/r.v0i14.4675

Resumo

Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) é um método coreográfico desenvolvido no Brasil na década de 1980 que prioriza a identidade do bailarino em todo o processo de construção do espetáculo de dança. O objetivo desta pesquisa foi identificar elementos relacionados ao desenvolvimento da imagem corporal a partir da análise dos depoimentos a um conjunto de questões aplicadas a um grupo de pessoas que utilizaram o método BPI no processo de criação. É possível verificar que os três eixos de sustentação do método - Inventário no Corpo, Co-habitar com a Fonte e Incorporação da Personagem - foram identificados por cada pessoa. Existe forte conteúdo emocional vivenciado pela pessoa durante o desenvolvimento do método BPI e isto possibilitou que partes da identidade pessoal, que antes não eram reconhecidas como suas, fossem assumidas e integradas por ela.

The Dancer-Researcher-Performer (DRP) is a choreographic method developed in Brazil during the nineteeneighties, which highlights the dancer's identity during the entire dance performance construction process. The aim of this research was to identify elements related to the development of body image using testimonies to a questionnaires by subjects who have applied the DRP method in creative processes. It is possible to verify that the three axes of method - Body inventory, Co-dwelling with the Source and Character embodiment - were identified by each subject. There is strong emotional content experienced by subject during the development of DRP method and this enabled the dancer's assimilation and integration of parts of his/her identity not hitherto recognized as belonging to himself/herself.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-11-03

Como Citar

Repertório, T. & D. (2010). &lt;b&gt;Mudanças na imagem corporal de bailarinas que vivenciaram o método BPI&lt;/b&gt; &lt;br&gt;[Graziela E. F. Rodrigues, M. da Consolação G. C. F. Tavares]. Repertório, (14), 145–152. https://doi.org/10.9771/r.v0i14.4675